Carro Elétrico: Por Um Futuro Melhor

Movidos pela ânsia de buscar sempre um mundo melhor, pessoas do mundo todo lutam para desenvolver e por em prática, novas tecnologias que ajudam a tornar esse sonho uma realidade. 

Uma dessas pessoas se chama Elifas Gurgel. Engenheiro brasileiro que está à frente de um projeto competente, digno de nossa apreciação. 
Entusiasmado com sua ideia e história de seu projeto o Clube do Carro resolveu, em parceria com o Elifas, divulgar para as pessoas seu trabalho e mostrar-lhes de que com muito foco e perseverança, juntos, conseguimos mudar nossa realidade. 

Converter um carro nacional com motor a combustão, em um carro com motor elétrico (por Elifas Gurgel)

Para entender os benefícos que um carro elétrico traz ao usuário e ao meio ambiente clique aqui.

Escolha do carro

Após muita pesquisa e discussões, escolhemos o Gol para fazer o protótipo. Um dos motivos que nos levou escolher este carro foi o fato dele ser o mais vendido no Brasil há 21 anos. É um carro com projeto maduro, já está na quinta geração e é bastante robusto. E, finalmente, por ser muito utilizado por grande parte da população, a sua conversão atrai grande interesse. 

Descrição do projeto 

Este gol sofrerá uma transformação radical! O motor a explosão será substituído por um motor elétrico de corrente contínua de 70 HP de potência de pico. Será instalado no porta-malas e no compartimento do motor um conjunto de 10 baterias tracionárias de 12 volts de chumbo-ácido de forma que teremos uma tensão de 120 volts para mover o Gol Elétrico. Os demais componentes elétricos serão instalados em uma plataforma que será acomodada no compartimento do motor. Os componentes que serão instalados nesta plataforma são: controlador, contactores, fusível, shunt, ventilador do controlador e relés. Os demais componentes, tais como, bomba de vácuo, conversor DC-DC e acelerador serão instalados também no compartimento do motor, o carregador de bateria será instalado no porta-malas. No painel do carro serão instalados o voltímetro e amperímetro. 

Mãos a obra! 

Março, 2009 Começam os trabalhos para desenvolver as peças para o acoplamento do motor elétrico ao câmbio original do gol. O veículo continuará não só com o câmbio original assim como também o sistema de embreagem original. Temos também a inclusão na equipe de trabalho o Rafael, dono da oficina Proinject, no Setor de Oficinas Norte, em Brasília. Em 23 de março de 2009 foi concluído o trabalho de desenvolvimento do Sistema de acoplamento do motor elétrico ao câmbio original do gol. Abril, 2009 Regularização do projeto - O primeiro passo foi encaminhar um pedido ao Órgão de Trânsito no qual o veículo foi licenciado, no caso, o DETRAN-DF. Este requerimento, datado em 14 de outubro de 2008, foi baseado no Art. 98 do Código Brasileiro de Trânsito - CBT. Esse artigo do CBT afirma que qualquer modificação das características em um veículo deverá ser previamente autorizada pela autoridade competente. Após a análise do meu pedido, fui informado que o DETRAN-DF não poderia conceder a solicitação pleiteada em função da falta de amparo regulamentar. Consequentemente, me dirigi ao Sr. Diretor do Departamento Nacional de Trânsito – DENATRAN, por meio de correspondência de 18 de novembro de 2008 e requeri que a conversão de veículos, à semelhança da conversão para álcool e GNV, fosse também regulamentada para conversão para veículos elétricos. Em função da minha solicitação, foi encaminhado para Câmara Temática de Assuntos Veiculares - CTAV, para estudar o assunto. Em função do requerimento encaminhado ao DENATRAN, fui convidado pela CTAV, para expor com mais detalhes o projeto de conversão, o que foi realizado em 02 de abril de 2009. Atualmente, estou aguardando o resultado do relatório acerca do meu pedido. Tendo em vista ter parâmetros de comparação com o veículo original, após a conversão, submeti o veículo ao dinamômetro e a uma inspeção veicular. Abril/Maio, 2009 Neste período, inicia-se o processo de desmontagem do motor original e respectivamente a montagem do motor elétrico. Maio, 2009
  • Desenvolvimento da caixa de baterias;
  • Desenvolvimento do suporte das baterias;
  • Desenvolvimento do suporte da plataforma de controle;
  • Desenvolvimento da conexão de energia elétrica para carregar as baterias;
  • Instalação do carregador de baterias e conversor CC-CC;
  • Instalação do pedal do acelerador e pot box.

Junho, 2009

  • Instalação da bomba de vácuo;
  • Instalação dos componentes da plataforma de controle;
  • Lançamento do cabo de alimentação de corrente contínua para o motor;

Julho, 2009

  • Instalação de instrumentos de medidição elétrica;
  • Primeiro teste de deslocamento com o gol elétrico!

Após todo este processo, tenho o prazer de apresentar a vocês este vídeo feito pelo Elifas, finalmente testando seu Gol Elétrico em perfeito funcionamento:



Para acompanhar esse belo projeto, ver fotos e conhece-lo detalhadamente visite: http://clubedocarroeletrico.com.br/ 

Clube do Carro parabeniza e apoia Elifas Gurgel e toda a sua equipe neste projeto. Lembrando sempre o título deste post: "Por um futuro melhor"

Nenhum comentário:

Nova Lei de Trânsito: Veja as Mudanças no CTB

Sancionada pelo presidente Jair Bolsonaro em abril de 2021, nova lei traz diversas mudanças no CTB. Confira um resumo das principais alteraç...

Avise do uso de cookies