Uma dessas pessoas se chama Elifas Gurgel. Engenheiro brasileiro que está à frente de um projeto competente, digno de nossa apreciação.
Entusiasmado com sua ideia e história de seu projeto o Clube do Carro resolveu, em parceria com o Elifas, divulgar para as pessoas seu trabalho e mostrar-lhes de que com muito foco e perseverança, juntos, conseguimos mudar nossa realidade.
Converter um carro nacional com motor a combustão, em um carro com motor elétrico (por Elifas Gurgel)
Para entender os benefícos que um carro elétrico traz ao usuário e ao meio ambiente clique aqui.
Escolha do carro
Após muita pesquisa e discussões, escolhemos o Gol para fazer o protótipo. Um dos motivos que nos levou escolher este carro foi o fato dele ser o mais vendido no Brasil há 21 anos. É um carro com projeto maduro, já está na quinta geração e é bastante robusto. E, finalmente, por ser muito utilizado por grande parte da população, a sua conversão atrai grande interesse.
Descrição do projeto
Este gol sofrerá uma transformação radical! O motor a explosão será substituído por um motor elétrico de corrente contínua de 70 HP de potência de pico.
Será instalado no porta-malas e no compartimento do motor um conjunto de 10 baterias tracionárias de 12 volts de chumbo-ácido de forma que teremos uma tensão de 120 volts para mover o Gol Elétrico. Os demais componentes elétricos serão instalados em uma plataforma que será acomodada no compartimento do motor. Os componentes que serão instalados nesta plataforma são: controlador, contactores, fusível, shunt, ventilador do controlador e relés. Os demais componentes, tais como, bomba de vácuo, conversor DC-DC e acelerador serão instalados também no compartimento do motor, o carregador de bateria será instalado no porta-malas. No painel do carro serão instalados o voltímetro e amperímetro.
Mãos a obra!
Março, 2009
Começam os trabalhos para desenvolver as peças para o acoplamento do motor elétrico ao câmbio original do gol. O veículo continuará não só com o câmbio original assim como também o sistema de embreagem original.
Temos também a inclusão na equipe de trabalho o Rafael, dono da oficina Proinject, no Setor de Oficinas Norte, em Brasília.
Em 23 de março de 2009 foi concluído o trabalho de desenvolvimento do Sistema de acoplamento do motor elétrico ao câmbio original do gol.
Abril, 2009
Regularização do projeto - O primeiro passo foi encaminhar um pedido ao Órgão de Trânsito no qual o veículo foi licenciado, no caso, o DETRAN-DF.
Este requerimento, datado em 14 de outubro de 2008, foi baseado no Art. 98 do Código Brasileiro de Trânsito - CBT. Esse artigo do CBT afirma que qualquer modificação das características em um veículo deverá ser previamente autorizada pela autoridade competente. Após a análise do meu pedido, fui informado que o DETRAN-DF não poderia conceder a solicitação pleiteada em função da falta de amparo regulamentar.
Consequentemente, me dirigi ao Sr. Diretor do Departamento Nacional de Trânsito – DENATRAN, por meio de correspondência de 18 de novembro de 2008 e requeri que a conversão de veículos, à semelhança da conversão para álcool e GNV, fosse também regulamentada para conversão para veículos elétricos. Em função da minha solicitação, foi encaminhado para Câmara Temática de Assuntos Veiculares - CTAV, para estudar o assunto. Em função do requerimento encaminhado ao DENATRAN, fui convidado pela CTAV, para expor com mais detalhes o projeto de conversão, o que foi realizado em 02 de abril de 2009. Atualmente, estou aguardando o resultado do relatório acerca do meu pedido.
Tendo em vista ter parâmetros de comparação com o veículo original, após a conversão, submeti o veículo ao dinamômetro e a uma inspeção veicular.
Abril/Maio, 2009
Neste período, inicia-se o processo de desmontagem do motor original e respectivamente a montagem do motor elétrico.
Maio, 2009
- Desenvolvimento da caixa de baterias;
- Desenvolvimento do suporte das baterias;
- Desenvolvimento do suporte da plataforma de controle;
- Desenvolvimento da conexão de energia elétrica para carregar as baterias;
- Instalação do carregador de baterias e conversor CC-CC;
- Instalação do pedal do acelerador e pot box.
Junho, 2009
- Instalação da bomba de vácuo;
- Instalação dos componentes da plataforma de controle;
- Lançamento do cabo de alimentação de corrente contínua para o motor;
Julho, 2009
- Instalação de instrumentos de medidição elétrica;
- Primeiro teste de deslocamento com o gol elétrico!
Após todo este processo, tenho o prazer de apresentar a vocês este vídeo feito pelo Elifas, finalmente testando seu Gol Elétrico em perfeito funcionamento:
Clube do Carro parabeniza e apoia Elifas Gurgel e toda a sua equipe neste projeto.
Lembrando sempre o título deste post: "Por um futuro melhor"
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