Nova Lei de Trânsito: Veja as Mudanças no CTB

Sancionada pelo presidente Jair Bolsonaro em abril de 2021, nova lei traz diversas mudanças no CTB. Confira um resumo das principais alterações:
Aumento do limite da pontuação da CNH 
A partir desta nova lei, o motorista pode perder a CNH com 20, 30 ou 40 pontos, a depender da gravidade das infrações, no prazo de 12 meses. Caso exista duas ou mais infrações gravíssimas dentro desse período, a CNH é suspensa com 20 pontos. Caso haja uma infração gravíssima, a suspensão ocorre com 30 pontos. A pontuação só chegará em 40 (dentro de 12 meses) caso não ocorra nenhuma infração gravíssima. Para motoristas profissionais a regra é sempre de 40 pontos, independentemente das infrações. 

Validade da CNH 
Uma das mudanças mais significativas foi o aumento do prazo de validade da CNH. Ela foi de 5 para 10 anos, para motoristas de até 50 anos de idade. Para as demais idades, as regras são diferentes, confira: 

51 à 70 anos: A cada 5 anos; 
Acima de 70 anos: A cada 3 anos. 

Porte da CNH não obrigatório 
Fica dispensado o porte da CNH, desde que seja possível ter acesso ao sistema informatizado que garante que o motorista está habilitado e em estado regular. 

Cadeirinhas - Transporte de crianças 
Será autuado com multa gravíssima o motorista que transportar crianças sem observar as normas de segurança. O que mudou agora foi o limite de altura para utilização das "cadeirinhas". Crianças de 1,45m de até 10 anos devem usar o dispositivo de segurança por lei. Logo motos, ciclomotores e motonetas só poderão transportar crianças acima de dez anos. 

Recall "obrigatório"
A nova lei torna o recall das concessionárias uma condição para o veículo poder obter o licenciamento anual.

Multas viram advertências
Infrações médias ou leves se tornam apenas advertências, caso não haja reincidências dentro de um ano.

Uso do farol
Fica obrigatório o uso de faróis baixos apenas em rodovias de via simples e fora do perímetro urbano, exceto para motocicletas que permanecerá a regra antiga (uso de farol baixo em qualquer condição).


Nenhum comentário:

Nova Lei de Trânsito: Veja as Mudanças no CTB

Sancionada pelo presidente Jair Bolsonaro em abril de 2021, nova lei traz diversas mudanças no CTB. Confira um resumo das principais alteraç...

Avise do uso de cookies