
Não tem mistério, e pode muito bem ser feito em casa este procedimento, economizando até uma graninha.
1º Passo - Drenagem/Limpeza
Com o motor frio, drene toda a água suja (para uma limpeza completa, será necessário equipamento específico) desconectando a mangueira ligada embaixo do radiador.
Obs.: Em alguns casos mais críticos, será necessário usar um aditivo para a limpeza do sistema antes de drenar a água. Essa limpeza pode variar de 15 minutos ou até de 1 semana, dependendo do produto.
Nesses casos (após muito tempo sem manutenção), a água apresentará uma cor marrom, em função da oxidação de materiais do radiador e a borracha das mangueiras. Tal situação, poderá encurtar a vida do radiador, tanto como o travamento da bomba d'água, causando a quebra do motor por causa de seu superaquecimento.
2º Passo - Reabastecimento
Utilize uma solução de água (de preferência filtrada ou desmineralizada, pois o cloro poderá prejudicar o funcionamento da bomba) e aditivo para radiador, na proporção 3/2 (60% de água e 40% de aditivo).
Repita essa operação de acordo com a recomendação do fabricante.
Obs.: O aditivo é fundamental, pois elevará o ponto de ebulição da água e diminuirá a temperatura de congelamento, ajudando também na lubrificação da bomba d'água.
Caso o reservatório esteja encardido, e não seja possível sua limpeza, troque-o por um novo.
Em necessidade de completar o reservatório, faça-o na mesma proporção 3/2.
5 comentários:
Olá, Comprei um smart à uns dias e gostaria de sabe onde encontro no smart o radiador, para ver como esá e se necessáio acrescentar àgua!
Li que se encontrava na frente do carro a mais de 2 metros d motor, mas gotaria deuma informação mais promonorizada.
Se possivel enviar resposta para mkatarina@live.com.pt
obrigada
sou mineiro de varginha e pelo que sei smart é pra passa na unha das muié, nunca vi smart no carro, acho que voce num vai encontrá não!
Kkkkkkkk
Kkkkkkkk
Nossa minerinho que piada chapada ra ra ra aff
Postar um comentário