Aprenda a Economizar Combustível Com o Seu Carro

Manutenção do veículo Pode-se economizar muito combustível apenas cuidando da manutenção básica do seu veículo. Manter os pneus na calibragem correta, por exemplo, pode gerar uma economia de até 10% de combustível, dependendo do automóvel e das condições de uso. E se você parar para pensar, não se “gasta” três minutos para calibrar os pneus. Trocar o óleo, as velas, e os filtros de óleo, ar e combustível seguindo a periodicidade que o manual do proprietário indica, além de economizar combustível (dependendo do caso, um carro com os itens citados acima muito sujos, pode ter o seu consumo elevado em até 25%, segundo estimativas). Alinhar e balancear os pneus é outro meio de manter o consumo de combustível baixo, pode-se reduzir o consumo em 5% (média). Revisões como alinhamento, balanceamento, troca do óleo, troca do filtro de óleo, ar e combustível pode custar de 300 a 350 reais em um carro popular, e tem duração média de um ano. Parece caro? Não é. Basta calcular: Em um ano, quanto você gastaria a mais em reabastecimento, se o consumo do seu carro estiver 15% mais alto, por exemplo? Modo de dirigir Grande parte do consumo de combustível é responsabilidade de quem está dirigindo o automóvel. Aprenda a dirigir economizando:
  • Evite excessos de velocidade, aceleradas fortes e freadas bruscas;
  • Reduza a velocidade: na estrada, o motor consome mais combustível quando o carro está acima dos 100 km/h;
  • Não freie com o motor. Para economizar combustível, o melhor é prever as freadas com tempo e frear sem pressa, usando apenas os freios e levantando completamente o pé do acelerador. Usar reduções bruscas de marcha para frear consome tanto combustível quanto andar em alta velocidade. Deixe este método para emergências ou para descidas de ladeiras;
  • Não use o desembaçador, as luzes ou o ar condicionado sem necessidade. O uso do ar condicionado pode consumir até 1,5 litro a cada 100 quilômetros;
  • Ande em rotações baixas. Você pode andar a 50 km/h em primeira ou em quinta marcha. A diferença está nas rotações em que o motor roda em cada caso e no combustível que ele consome nessas situações. O melhor é circular com o veículo nas marchas mais altas que puder. Isto reduzirá altas rotações, consumo e desgaste;
  • Evite descer ladeiras com o veículo desengatado, por questões de segurança e economia. Numa descida, sem acelerar e engatado, a central da injeção eletrônica entende a situação e corta o envio de combustível por certo momento.

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