Cuidado Para Não Ficar Sem Freio!

Num veículo, o freio é um dos mais importantes itens de segurança. Atualmente, os sistemas de freio de todas as marcas são confiáveis, mas, para total eficiência, eles dependem que o usuário faça as devidas revisões, conforme orientação do manual de proprietário. 

Verifique a cada 5.000 km discos, pastilhas, fluídos e tambores precisam ser verificados a cada 5.000 km – mas o momento da troca depende da forma como o veículo é dirigido ou pelas condições de piso que trafega. Ao substituir as pastilhas é preciso verificar o estado dos discos. Isto porque se uma pastilha chega ao fim, o atrito com o disco acontece metal/metal. Nestes casos, dependendo do estado e, principalmente, de sua espessura, o disco deve ser trocado – sempre o par, para não haver diferença de frenagem entre uma roda e outra. Quanto às lonas, usadas geralmente nas rodas traseiras, suas espessuras devem ser verificadas simultaneamente às pastilhas. No caso de troca, substitua também o kit de reparo. Quanto aos tambores, a maioria das montadoras recomenda a retífica dos mesmos a cada troca de lonas. 

Fluído de freio 

Toda a tecnologia aplicada em servo-freio, pastilhas, discos, tambores, lonas e outros itens, de nada adiantará sem um bom fluído. A substituição das pastilhas e lonas deve ser acompanhada deste item, sempre seguindo as especificações das montadoras. O líquido antigo não deve e não pode ser reaproveitado. Mesmo que o sistema não apresente desgaste, o fluído de freio deve ser verificado anualmente ou a cada 10.000 km. Com o tempo ele absorve a umidade do meio ambiente, perdendo sua eficiência e causando corrosão em vários componentes. 
Importante: no momento da substituição, é essencial a utilização de um fluído que atenda as especificações indicadas pelas montadoras. 


Um comentário:

Anônimo disse...

Muito obrigado por visitar o blog Moh Legal (http://sfsites.blogspot.com) e postar um comentário!

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