Verifique a cada 5.000 km discos, pastilhas, fluídos e tambores precisam ser verificados a cada 5.000 km – mas o momento da troca depende da forma como o veículo é dirigido ou pelas condições de piso que trafega.
Ao substituir as pastilhas é preciso verificar o estado dos discos. Isto porque se uma pastilha chega ao fim, o atrito com o disco acontece metal/metal. Nestes casos, dependendo do estado e, principalmente, de sua espessura, o disco deve ser trocado – sempre o par, para não haver diferença de frenagem entre uma roda e outra.
Quanto às lonas, usadas geralmente nas rodas traseiras, suas espessuras devem ser verificadas simultaneamente às pastilhas. No caso de troca, substitua também o kit de reparo. Quanto aos tambores, a maioria das montadoras recomenda a retífica dos mesmos a cada troca de lonas.
Fluído de freio
Toda a tecnologia aplicada em servo-freio, pastilhas, discos, tambores, lonas e outros itens, de nada adiantará sem um bom fluído. A substituição das pastilhas e lonas deve ser acompanhada deste item, sempre seguindo as especificações das montadoras. O líquido antigo não deve e não pode ser reaproveitado.
Mesmo que o sistema não apresente desgaste, o fluído de freio deve ser verificado anualmente ou a cada 10.000 km. Com o tempo ele absorve a umidade do meio ambiente, perdendo sua eficiência e causando corrosão em vários componentes.
Importante: no momento da substituição, é essencial a utilização de um fluído que atenda as especificações indicadas pelas montadoras.
Um comentário:
Muito obrigado por visitar o blog Moh Legal (http://sfsites.blogspot.com) e postar um comentário!
Postar um comentário