Comprando Um Carro? Aprenda Como Escolher

Antes de adquirir um carro, é importante saber fazer um ‘test drive’ e conhecer sua mecânica e desempenho. Você resolveu comprar um carro. O primeiro passo é visitar as concessionárias para fazer sua pesquisa ou ler sobre ele em revistas e sites especializados, descobrindo quais automóveis receberam as melhores classificações em itens como segurança, consumo e assim por diante. Quando sua lista estiver com poucas possibilidades, você deve reavaliar as marcas e modelos escolhidos. Assim que você decidir qual marca e modelo irá comprar, zero quilômetro ou usado, o teste de direção (conhecido por “test drive”), é uma ótima opção para ajudar a definir sua escolha. No início de tudo, o lado racional deve assumir o comando e, só na decisão final, é que deve entrar o lado emocional. É claro que os seus desejos pessoais o levarão a se interessar por determinado carro, mas, escolhidos os modelos para um comparativo pessoal, você deve fazer uma lista do que lhe agrada ou não. Essa lista é que será fundamental para você escolher. 

Pronto para testar o carro, comece pelo interior. Sente-se no banco do motorista e confira se o volante e os pedais estão em posição agradável. Ajuste para sua medida e perceba se está confortável. Banco com ajuste de altura e volante com ajuste de altura e profundidade são itens que marcam pontos decisivos. Veja se você fica confortável no carro, com uma altura mínima de quatro dedos da cabeça ao teto do veículo. A sensação de que o carro lhe caiu bem, ou seja, veste bem, é o melhor indicador de que você encontrou o carro que procurava. Depois vá observando os comandos e toque em todos os controles. Observe se estão ao seu alcance. Confira também os retrovisores externos e os compartimentos (porta-luvas, porta-mapas, porta-copos). Se o carro for usado, confira se tudo funciona: luzes, som, ar-condicionado, acionamento dos vidros, regulagens internas, etc. O tempo não pode jogar contra, por isso demore tanto quanto achar necessário. Um teste, para ser completo, não pode ser feito em menos de 30 minutos. Lembre-se que uma voltinha pelo quarteirão não será o suficiente. Se o carro que você vai testar for diferente do seu, ou seja, for maior, mais potente ou um 4x4, não tenha receio e fique um tempinho a mais para se acostumar ao tamanho e à performance do veículo. 

Nunca ligue o rádio. Ao rodar com o carro, prefira não ligar o som – isso vai fazer você perceber melhor os detalhes, principalmente o nível de ruídos. Procure diversificar o trajeto, percorrendo, quando possível, ruas acidentadas e prestar atenção em algum ruído fora do normal, principalmente na suspensão. Em uma ladeira, verifique se o freio de mão funciona bem. Depois, em um local amplo, veja se o carro, de uma maneira geral, lhe oferece uma boa visão. Se puder trafegar em trechos mais rápidos, como uma rodovia, acelere e diminua a velocidade para sentir os freios. Depois, em uma marcha mais longa, quarta ou quinta a 50 km/h, acelere como se fosse fazer uma ultrapassagem para saber se o motor está respondendo bem. No caso de carros usados, dê uma conferida ao final do teste para saber se há algum vazamento e olhe na saída do escapamento: se estiver com resíduos de óleo, o motor vai pedir retífica em breve. 

De volta à loja, tente manter a razão no comando. Dê uma volta completa ao redor do carro e observe todos os detalhes, como rodas, pneus, faróis, enfim, absolutamente tudo. Abra o capô, dê uma olhada geral, em seguida, veja o porta-malas. Se for um modelo usado, a ideia é conferir se tudo está em bom estado e, se for novo, o objetivo é saber se lhe agrada. 
Uma dica de fundamental importância, que pode parecer óbvia (mas não é) é tenha certeza de que o carro pretendido caberá no seu bolso. De nada vai adiantar comprá-lo e não conseguir pagar o seguro, troca de pneus, IPVA, consumo ou até mesmo manutenções mais básicas. 

Importante! Tenha certeza de que o carro vai atender as suas necessidades. Por exemplo: você que procura um automóvel para família, o carro tem de ser espaçoso e com um bom compartimento para bagagem. Você que tem filhos pequenos, será que o espaço será suficiente para as crianças? Você que é mais jovem, quer um carro bacana e prático, assim certifique-se que será possível instalar um rack para levar sua bicicleta ou prancha de surfe. Um detalhe muito óbvio, mas importante. O carro pretendido vai caber na sua garagem? Alguns utilitários e picapes são muito altos e, em certas entradas de garagem, principalmente de prédios, eles simplesmente não passam pelo portão basculante ou não conseguem manobrar na garagem apertada, entre pilares. 

Selo de consumo - Desde 2009 os compradores contam com um aliado na compra de um modelo novo: o Ministério do Meio Ambiente instituiu um selo referente ao consumo – será semelhante ao encontrado nos eletrodomésticos. Cada modelo de carro terá os dados impressos nesse selo, que irão apontar os carros mais econômicos. O melhor de tudo é que os dados não serão os fornecidos pelas montadoras, pois serão testados por profissionais especializados, o que garante a lealdade e parcialidade das informações. Inicialmente, as pessoas irão se preocupar apenas com o consumo, mas o programa do selo também exigirá os valores referentes a emissões de CO2 na atmosfera. 

Por fim, deixe o lado emocional decidir. O carro pode dizer muito a respeito da pessoa. Algumas vezes, ela se apaixona por determinado modelo e nem se importa com o custo de manutenção, seguro etc. Se o seu interesse é ter um carro bom e que atenda suas necessidades, essas dicas lhe serão muito úteis. Antes de se decidir pela compra, lembre-se de que nunca é demais testar diversos modelos. Cada teste lhe trará uma nova experiência e uma nova sensação para facilitar a sua escolha.

Boa compra! 

Nenhum comentário:

Nova Lei de Trânsito: Veja as Mudanças no CTB

Sancionada pelo presidente Jair Bolsonaro em abril de 2021, nova lei traz diversas mudanças no CTB. Confira um resumo das principais alteraç...

Avise do uso de cookies