Partida a Frio Não é Mais Problema!

Uma nova tecnologia promete revolucionar o mundo automotivo: Um sistema que proporciona a partida a frio de um carro, muito mais segura. 

A nova tecnologia inclui bomba de óleo extra para auxiliar a partida. 
A lubrificação é vital para a saúde do motor e qualquer deficiência pode comprometer sua vida útil. Como parte essencial da mecânica de um automóvel, a lubrificação enfrenta dois momentos críticos. O primeiro deles é a partida a frio. O segundo é o funcionamento em baixas rotações. Nessas circunstâncias, mas principalmente na partida a frio, a bomba de óleo tem dificuldade para lubrificar de forma adequada todas as partes móveis do motor. Com o propulsor frio, o óleo ainda está totalmente depositado no cárter e muito espesso, o que dificulta sua circulação imediata por todo motor. Já em baixas rotações, o sistema trabalha com baixa pressão, uma vez que a bomba é acionada pelo funcionamento do motor. Desse modo, a lubrificação também fica comprometida. A tecnologia, enfim, pensou em uma forma de melhorar esses momentos críticos e a solução encontrada foi a adoção de uma segunda bomba de óleo, agora acionada eletricamente. Contudo, essa inovação não pretende provocar uma revolução na engenharia dos motores, e também não vai aposentar a tradicional bomba de óleo. Essa segunda bomba funciona quando a ignição é ligada, ou seja, basta o motorista girar a chave de contato. Feito isso, o óleo é distribuído pelo motor em um piscar de olhos. Essa agilidade impede que o motor gire sem estar lubrificado, o que minimiza o atrito e, em conseqüência, o desgaste prematuro. A idéia não deixa de ser simples, mas foi preciso uma evolução no gerenciamento de motores para conseguir viabilizar a instalação dessa bomba adicional. Graças à inteligência da central eletrônica do motor, que a cada dia passa a ser maior, essa bomba funciona por meio dos comandos da centralina, que gerencia não só o funcionamento da bomba elétrica, mas também sua vazão. A central dá as instruções monitorando a rotação conforme recebe as informações dos sensores de pressão e de temperatura do óleo, instalados junto à bomba elétrica. A central fica atenta às necessidades do motor e, conforme a solicitação, faz a bomba atuar com maior ou menor lubrificação - sempre de modo uniforme e constante. Como o funcionamento é independente da rotação do motor, a bomba elétrica fornece a dose certa de óleo mesmo em baixa rotação. Outra grande vantagem dessa nova tecnologia é que a bomba tradicional pode ser de tamanho menor, o que vai melhorar o rendimento do motor, pois exigirá menor esforço mecânico. Também não se pode esquecer de citar o próprio lubrificante, que ao sofrer menos fadiga terá sua vida prolongada. De uma forma geral, a lubrificação inteligente vai ajudar especialmente os motores de menor capacidade cúbica, nos quais a necessidade de desempenho é sempre mais crítica. O mais importante é que um motor bem lubrificado está fadado a ter vida longa, além de assegurar um funcionamento mais adequado e proporcionar mais rendimento, também vai permitir uma melhoria no consumo de combustível. 

Conheça os tipos de lubrificação: 

Lubrificação inteligente - A nova bomba elétrica é controlada pela central eletrônica do motor. Esse sistema assegura o fornecimento de óleo em quantidade adequada, principalmente nos momentos mais críticos, como a partida a frio e o funcionamento em baixas rotações. Nessas circunstâncias, em um sistema convencional o motor começa a girar sem que o óleo tenha alcançado todas as partes móveis. 

Lubrificação convencional (Partida) - Com o motor frio existe um intervalo de tempo para que a lubrificação consiga atender de forma adequada todas as partes móveis, sugando o óleo depositado no cárter (parte baixa) e distribuindo por todo motor de cima para baixo. Nesse pequeno intervalo o atrito entre as peças metálicas é bem maior. 

Regime de trabalho - A bomba convencional é acionada mecanicamente pelo motor. Para funcionar adequadamente, é necessária uma rotação mínima para que a pressão seja suficiente para distribuir o óleo por todo o motor.

Nenhum comentário:

Nova Lei de Trânsito: Veja as Mudanças no CTB

Sancionada pelo presidente Jair Bolsonaro em abril de 2021, nova lei traz diversas mudanças no CTB. Confira um resumo das principais alteraç...

Avise do uso de cookies