terça-feira, 12 de maio de 2009

Água do radiador, quando trocar?


Sistema de arrefecimento deve ser alvo de um cuidado especial do condutor, para um bom funcionamento do "coração" do seu carro.

Se ele vem apresentando sintomas como: superaquecimento (fervura da água), elevação da temperatura rapidamente (sem esforços do motor), água muito suja, está na hora de fazer uma manutenção.
Não tem mistério, e pode muito bem ser feito em casa este procedimento, economizando até uma graninha.

1º Passo - Drenagem/Limpeza
Com o motor frio, drene toda a água suja (para uma limpeza completa, será necessário equipamento adequado, clique aqui) desconectando a mangueira ligada embaixo do radiador.
Obs.: Em alguns casos mais críticos, será nescessário usar um aditivo para a limpeza do sistema antes de drenar a água. Essa limpeza pode variar de 15 minutos ou até de 1semana, dependendo do produto.
Nesses casos (após muito tempo sem manutenção), a água apresentará uma cor marron, em função da oxidação de materias do radiador e a borracha das magueiras. Tal situação, poderá encurtar a vida do radiador, tanto como o travamento da bomba d'água, causando a quebra do motor por causa de seu superaquecimento.

2º Passo - Reabastecimento
Utilize uma solução de água (de preferência filtrada ou desmineralizada, pois o cloro poderá prejudicar o funcionamento da bomba) e aditivo para radiador, na proporção 3/2 (60% de água e 40% de aditivo).

Repita essa operação de acordo com a recomendação do fabricante.


Obs.: O aditivo é fundamental, pois elevará o ponto de ebulição da água e diminuirá a temperatura de congelamento, ajudando também na lubrificação da bomba d'água.
Caso o reservatório esteja encardido, e não seja possível sua limpeza, troque-o por um novo.
Em nescessidade de completar o reservatório, faça-o na mesma proporção 3/2.

2 comentários:

Anônimo disse...

Olá, Comprei um smart à uns dias e gostaria de sabe onde encontro no smart o radiador, para ver como esá e se necessáio acrescentar àgua!
Li que se encontrava na frente do carro a mais de 2 metros d motor, mas gotaria deuma informação mais promonorizada.

Se possivel enviar resposta para mkatarina@live.com.pt

obrigada

Anônimo disse...

sou mineiro de varginha e pelo que sei smart é pra passa na unha das muié, nunca vi smart no carro, acho que voce num vai encontrá não!