Tecnologias Invisíveis - por Auto Esporte

Baseado na matéria "Tecnologias Invisíveis" do programa Auto Esporte da Rede Globo dia 19/04/2009

O mundo eletrônico vem cada vez mais tomando espaço em diversas áreas, e cada vez é mais difícil não sentir sua presença nos produtos atuais. Seja na sua produção, ou no produto em si. No mercado automobilístico não é diferente. Ele vem se atualizando e inovando a cada instante. Novas tecnologias são aplicadas, e revelam o que antes parecia um futuro muito distante. 

Tecnologias Invisíveis 

1 - Controle de Estabilidade - O controle de estabilidade consegue detectar e corrigir riscos de perda de aderência em situações como curvas fechadas, desvios bruscos e pisos escorregadios fazendo com que o carro matenha sua trajetória evitando a perda do controle. 

2- Sistema VCM Um dos grande exemplos do avanço tecnológico da ramo automotivo é o inteligente sistema VCM (Variable Cylinder Management). Com ele, pode-se desativar (automaticamente) 2 ou 3 cilindros para economizar combustível, e consequentemente, acontece uma diminuição de emissão de poluentes na atmosfera. Esse sistema é adotado pela montadora Honda, instalado no modelo Accord. Na prática, o motor do carro se adapta à velocidade aplicada pelo condutor. Por exemplo: O motorista está numa via, trafegando em velocidade estável e relativamente baixa, o sistema VCM percebendo essa situação, desativa 2 ou 3 cilindros. Com esse "ato", esses cilindros deixariam de trabalhar inutilmente. Quando o motorista nescessita ganhar velocidade como em uma ultrapassagem, o VCM ativa os cilindros que estavam em repouso e o automóvel voltar a trabalhar integralmente com o 6 cilindros e com força total. Dotado de um sistema de "anti-vibração", o condutor não percebe essas mudanças no motor, tornando-se uma ação imperceptível. Ajudando o VCM a se tornar silencioso e diminuindo ruídos, outro sistema se mostra bem inteligente. Dentro do carro, existe um microfone que capta os ruídos externos que chegam ao seu interior. Logo após, alto-falantes emitem ondas sonoras em frequência contraria aos ruídos. Nossos ouvidos estariam sendo "enganados" na verdade, havendo uma redução significativa do volume geral. 

3-Carro que estaciona sozinho! Tecnologia aplicada em alguns carros como Lexus LS 460L e VW Passat, promete revolucionar. Com a juda de sensores que ajudam a calcular o melhor trajeto até a vaga, o carro é estacionado perfeitamente. Além disso o sistema desliga o motor e trava as portas. 

4-"Olhos" extras Aqueles que tiverem um Mercedes Classe S ou uma BMW Série 7 ganharão "olhos" extras à noite. Uma câmera infra-vermelha permite a visão noturna em uma tela no painel do carro.

 
Acompanhe a matéria completa nesse vídeo:



Nenhum comentário:

Nova Lei de Trânsito: Veja as Mudanças no CTB

Sancionada pelo presidente Jair Bolsonaro em abril de 2021, nova lei traz diversas mudanças no CTB. Confira um resumo das principais alteraç...

Avise do uso de cookies